quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Rio Grande do Norte deverá ter a partir


Rio Grande do Norte terá mais um mandato para reforçar sua representação no Congresso Nacional. Ontem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou minuta na qual consta que o Estado passa a ter nove deputados federais a partir de 2011. A mudança atende a um pedido da Assembleia Legislativa do Amazonas.
Como a Constituição Federal prevê que a cada um deputado estadual a unidade federativa que tem até 12 deputados federais tem direito a três deputados estaduais, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte salta de 24 para 27 parlamentares aumentando a representatividade dos potiguares.
A medida também diminui o coeficiente eleitoral que em 2006 possibilitou que uma coligação elegesse um deputado federal a cada 202.986 votos.
O aumento de um deputado para o Rio Grande do Norte não resulta em mais deputados no país. A Câmara Federal seguirá com 513 parlamentares. Se os potiguares ganham mais um representante, estados como Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão, Goiás, Pernambuco e Piauí. Sendo que os dois primeiros perderão duas cadeiras e os demais apenas uma.
Além do Rio Grande do Norte a representatividade também aumentou no Pará, Minas Gerais, Ceará, Amazonas, Bahia e Santa Catarina. Sendo que paraenses terão mais três representantes e mineiros dois. Os demais ganham mais um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário