sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Uma análise atual das eleições 2010 na região Seridó

Finalmente, o processo eleitoral de 2010 começou. Concluídas as férias de janeiro, a classe política intensificou o diálogo e anunciou decisões. Aliás, ainda estamos em fevereiro e duas das principais chapas já estão fechadas.

Nos últimos dias, no cenário de decisões, o Rio Grande do Norte se voltou para o Seridó. Daqui saíram os principais fatos políticos dos últimos 15 dias. De início, o anúncio de que Álvaro Dias seria candidato a vice. Ontem, a declaração de apoio de Vivaldo Costa à Rosalba Ciarlini.

São muitos os desdobramentos das decisões anunciadas a serem analisadas. Aliás, alguns que somente serão percebidos em 2012 ou 2014. De todo modo, não duvidem: 2010 será um marco divisor na política do Seridó.

O novo projeto de Álvaro Dias, por exemplo, abriu espaços políticos para Roberto Germano e Antonio Petronilo, duas lideranças respeitadas. Entretanto, os dois não participam das cúpulas estaduais. Álvaro não lançou filhos ou parentes próximos para o lugar. Assim sendo, contribui com a possibilidade de inclusão de novos nomes para análise popular.

Antonio Petronilo enfrentará um cenário mais difícil em função da legenda que o abriga. O PMDB tem candidatos fortes – Nelter Queiroz, Walter Alves, José Dias, Poti Júnior , Elias Fernandes - com estruturas já consolidadas para a disputa da Assembléia Legislativa. Contudo, nenhuma candidatura nasce derrotada e Petronilo tem, além do apoio do próprio Álvaro, uma performance eleitoral vitoriosa em Parelhas e nos municípios daquela micro-região.

Em relação a Roberto Germano, segundo a análise de vários observadores da cena eleitoral, a situação é mais confortável em relação a legenda, posto que o PCdoB – partido do ex-prefeito caicoense – se coligará com o PDT, cuja candidatura de maior visibilidade eleitoral é de Agnelo Alves, provável campeão de votos nas eleições de outubro. Deste modo, a coligação elegerá outros deputados além de Agnelo, o que significa chances reais para o ex-prefeito de Caicó.

É certo, portanto, que independente do resultado obtido por Álvaro na campanha de vice-governador, o cenário político regional passará a ter dois novos protagonistas. Ambos com probabilidades de alcançarem bons resultados.

Com o anúncio de Vivaldo em favor de Rosalba, o palanque de Iberê Ferreira no Seridó também terá novos atores. O PSB, segundo fontes confidenciais ouvidas na Vice-Governadoria, na tarde de ontem (25), começa a discutir a possibilidade de lançar candidaturas na região do Seridó. Vários nomes do PSB estão sendo analisados. O palanque de Iberê Ferreira de Souza teria, portanto, além de José Lins (PR) e dos Deputados Ezequiel Ferreira e Nelter Queiroz, pelo menos, mais um candidato com base no Seridó. Isto é, mais um nome que passará a figurar no cenário regional.

A decisão de Vivaldo Costa também deverá ter reflexos na política de vários municípios. É provável que algumas lideranças locais, ligadas à Rosalba, passem a apoiar Vivaldo. Também é possível que algumas lideranças atualmente inclinadas ao Papa-jerimum o deixem por outros candidatos do palanque de Iberê. Haverá, portanto, um período de acomodação nos próximos dias sabendo, todavia, que Vivaldo também buscará votos em outras regiões para complementar a sua eleição.
Ainda no cenário regional devem disputar votos para deputado estadual o empresário José Rangel, do PV, Luis Macaco, do PTB e o Vereador de Currais Novos, Odon Júnior, do PT. Novos nomes que a partir de 2010 podem ter uma participação mais intensa no cenário político do Seridó.
Fonte:http://josenildocarlos.blog.uol.com.br/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário