sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Educadores do Ceduc encaminham nota de esclarecimento

Dois adolescentes infratores fugiram ontem do Ceduc em Caicó.

Tornou-se realmente uma rotina.

Recentemente o coordenador regional da Fundac, Antônio Bezerra falou sobre a situação e deixou educadores insatisfeitos.

Educadores enviaram a seguinte nota:


TERMO DE ESCLARECIMENTO


Em resposta as declarações do representante Regional da FUNDAC, o Sr. Antonio Bezerra, os educadores do CEDUC – Caicó – RN esclarecem que:

Os educadores têm cumprido suas funções normalmente, apesar da superlotação da casa que, de acordo com a Promotoria, só comporta 18 educandos e no momento está com quase 40, sendo que a Assessoria Técnica da FUNDAC afirma que comporta até 60 e que vai continuar recebendo internos, sendo que a grande maioria vem de outras regiões, sobretudo da cidade de Mossoró, quando lá já existe desde 2008 uma unidade pronta para ser inaugurada e até agora nada foi feito.
Em virtude das férias dos educadores, sobretudo nos meses de janeiro e fevereiro, em alguns plantões fica apenas um homem e três mulheres para atender toda essa demanda ( acompanhamento em atendimento médico e odontológico; alimentação; atividades recreativas; limpeza; acompanhamento para audiências em outras comarcas e outras), além de “portar as chaves”.
As atividades educativas estão suspensas em virtude das férias dos professores conveniados;
As atividades esportivas funcionam normalmente de segunda a sexta ; o laboratório de informática não funciona por falta de monitor capacitado; e na marcenaria as atividades funcionam precariamente por falta de material.
As atividades de arte vêm funcionando há anos por que as educadoras compram o material com o seu próprio dinheiro.
Os educadores trabalham inseguros, pois não contam com a presença de policiais no prédio, uma vez que eles ocupam uma guarita que fica a mais de 100 metros dos alojamentos e separados pela quadra de esportes e o prédio administrativo. Quando os policiais foram retirados de dentro da Unidade, a FUNDAC comprometeu-se a contratar agentes de segurança e isto nunca aconteceu, obrigando os educadores a cuidar da segurança dos educandos e da sua própria segurança, o que nem sempre é possível e nem é sua função.
Recentemente (dezembro/2009), para evitar possíveis fugas e para garantir um mínimo de segurança, foram feitas pequenas aberturas nas grades dos alojamentos para passar alimentação e para evitar que um educador sozinho abrisse um alojamento correndo o risco de ser agredido ou transformado em refém de uma fuga quando estes fossem entregar alimento ou outros objetos aos educandos. O Representante Regional, alegando ser uma medida constrangedora, mandou fechar. Isso obriga os educadores a abrir os alojamentos toda vez que um educando solicita alguma coisa. Algumas vezes um educador sozinho e de posse das chaves é obrigado a abrir um alojamento onde se encontram 08 ou mais internos e as fugas recentes ocorreram dessa forma.
Fonte:http://www.fgomes.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário