segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

MÁQUINA DA PROPAGANDA ESTOURA VERBA

O governo vai torrar R$ 700,4 milhões em publicidade em 2010. Nunca houve gastos tão elevados com propagnda. Deste total, a Presidência da Presidência terá quase R$ 200 milhões, ou seja, um terço da verba da União. Isso significa que um terço dos anúncios serão vinculados diretamente à Presidência da República, situação inédita na história da República. Devemos lembrar que a conta não inclui as despesas com publicidade das estatais e sociedades de economia mista, como Petrobras e Banco do Brasil. A bolada destas empresas também será rateada no Planalto, vale dizer no porão da campanha de Dilma Rousseff. A Oposição lutou no Congresso para impor limites aos gastos com publicidade. A previsão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que orienta a elaboração do orçamento, previa que a despesa da publicidade em 2010 não poderia exceder os valores empenhados em 2009. Lula da Silva, no entanto, vetou o trecho da Lei. E por que será que vetou? Para beneficiar o cidadão? Não, Lula da Silva quer seguir usando verbas de publicidade e propaganda como métodos de cooptação e controle.

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