quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PSB e PT devem colar imagem de "antilula" em Garibaldi Filho







Os partidos da base do presidente Lula no Rio Grande do Norte - em especial o PSB, PT e PCdoB - já estudam a possibilidade de colar a imagem de "antilula" no senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), que recentemente deixou clara sua intenção de votar na senadora Rosalba Ciarlini (DEM) para o Governo do Estado em 2010. Interlocutores do deputado Henrique Eduardo Alves, aliado de Lula, e do próprio Garibaldi teriam alertado o peemedebista sobre o risco de assumir uma postura oposicionista perante o Palácio do Planalto.Se for mantida a decisão de Garibaldi Filho de apoio a Rosalba Ciarlini, os aliados de Lula no Estado pretendem equiparar o senador do PMDB à condição política do senador José Agripino Maia, líder do DEM no Senado Federal e considerado um dos maiores adversários do presidente da República.Uma fonte do PT em Brasília informou que o presidente Lula recebeu muito mal o posicionamento do senador Garibaldi Filho, que, em conversa recente no gabinete presidencial, externou sua intenção de votar na candidata do DEM ao governo. "Foi um constragimento para o presidente da República e para o deputado Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB e líder do partido na Câmara dos Deputados", confidenciou o político.
O constrangimento poderia ter sido evitado, pelo menos por ora. Segundo informou o deputado Walter Alves (PMDB), filho de Garibaldi, o senador peemedebista teria pedido a Henrique Eduardo para adiar a conversa com o presidente da República. Mas Henrique teria insistido na esperança de o presidente Lula convencer Garibaldi a aceitar a união da base governista no Rio Grande do Norte e também no plano nacional em favor da presidenciável Dilma Rousseff (Casa Civil). Ledo engano. Garibaldi antecipou a Henrique o que iria dizer a Lula, ou seja, o voto pró-Rosalba.A ideia dos aliados de Lula é "demonizar" Garibaldi Filho durante a campanha, colocando-o como adversário das políticas sociais e econômicas do presidente Lula. De acordo com o político governista, o senador do PMDB será tratado como oposicionista nos discursos e nas ações governamentais. "Lula tem mais de 80% de aprovação no Rio Grande do Norte. Ficar contra um presidente tão popular pode ser um gol contra", analisou o informante do Planalto

O PT, que nunca votou em Garibaldi Filho, ainda nutre esperanças de que o senador do PMDB volte atrás na decisão de apoio à candidatura do DEM. Mas sente que Garibaldi está determinado a apoiar Rosalba Ciarlini e a ficar longe da governadora Wilma de Faria.Na campanha eleitoral de 2008, o presidente Lula declarou que fará tudo para derrotar o senador José Agripino Maia nas eleições do próximo ano por considerá-lo um "adversário duro" às ações do seu governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário