quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Após polêmica, Requião insinua que deputado do PR que o criticou é gay

DIMITRI DO VALLEda Agência Folha, em Curitiba
O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), voltou a causar polêmica ao fazer nesta quinta-feira insinuações sobre a opção sexual de um deputado.
Requião disse que deu "tom lúdico" a comentário sobre gaysRequião associa câncer de mama masculino a homens gays
José Lemos, deputado estadual pelo PT, havia criticado a declaração do governador sobre "passeatas gays" na última terça-feira. Na ocasião, Requião falou, em reunião, que a incidência de câncer de mama em homens "deve ser consequência dessas passeatas gay".
Nesta quinta-feira, o governador disse que queria pedir desculpas a Lemos. "Eu nunca imaginei que eu fosse mexer com suas opções sexuais", falou.
Requião, que justificou a primeira declaração dizendo que estava fazendo um alerta sobre os riscos do "abuso de hormônios femininos", recomendou ainda que Lemos faça um "exame de mama". "Recomendo a ele: não use implante feminino que pode ser perigoso. E não faça implante de silicone."
O deputado, em discurso da tribuna da Assembleia anteontem, afirmou que as declarações de Requião não ajudavam a combater a homofobia. O petista cobrou ainda punição para os autores dos assassinatos de 19 homossexuais este ano no Paraná. Lemos, 46, é casado e tem três filhos.
O petista rebateu dizendo que governador "parece sempre querer se colocar acima dos seres humanos" e que é errado "fazer chacota" com o caso. Disse ainda que Requião "aproveita a polêmica para aparecer na mídia" e que ele "desta vez extrapolou e baixou o nível".
Ativistas do movimento em defesa de homossexuais pediram direito de resposta ao governador no próximo encontro do secretariado, previsto para terça-feira. Requião negou, dizendo que "não vai transformar a reunião num debate tolo pautado pela Globo".
Foi na reunião passada, durante anúncio sobre programas oficiais de combate ao câncer, que o governador fez a declaração em que via relação entre a doença e passeatas. Anteontem, disse que havia falado em "tom lúdico" e que adversários tentaram "extorquir vantagens políticas e eleitorais" com o episódio.
Fonte:http://www.folha.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário