sexta-feira, 30 de outubro de 2009

FAB divulga nomes dos nove sobreviventes de acidente aéreo na Amazônia



da Folha Online
Atualizado às 15h42.
A FAB (Força Aérea Brasileira) divulgou na tarde desta sexta-feira a lista com os nomes das nove pessoas que sobreviveram ao acidente com o avião da corporação localizado pela manhã em meio à floresta amazônica. A aeronave havia desaparecido ontem, durante voo entre Cruzeiro do Sul (AC) a Tabatinga (AM), com 11 pessoas a bordo.
Nove ocupantes do avião passam bem, diz FABÍndios encontram avião da FAB na Amazônia; 9 sobrevivemFunasa divulga nomes de passageiros de avião que sumiu no NorteFAB divulga nome de militares a bordo de avião que desapareceu
Arte/Folha Online
Aeronave da FAB partiu de Cruzeiro do Sul (AC) e deveria pousar em Tabatinga (AM)
"Dos 11 ocupantes do avião, um está desaparecido e há indícios de um possível óbito. Há nove sobreviventes que passam bem", informou a FAB em nota. Os sobreviventes são:
-1º Tenente Carlos Wagner Ottone Veiga-2º Tenente José Ananias da Silva Pereira-1º Sargento Edmar Simões Lourenço-Josiléia Vanessa de Almeida-Maria das Graças Rodrigues Nobre-Maria das Dores Silva Carvalho-Marina de Almeida Lima-Diana Rodrigues Soares-Marcelo Nápoles de Melo
Os outros dois ocupantes do avião ainda não resgatados são: João de Abreu Filho (técnico) e o suboficial Marcelo dos Santos Dias, segundo listas divulgadas anteriormente pela Aeronáutica e a Funasa.
De acordo com a FAB, os sobreviventes já estão a bordo do helicóptero H-60 Blackhawk da Aeronáutica de um helicóptero HM-3 Cougar do Exército. As aeronaves devem chegar ao aeroporto de Cruzeiro do Sul (AC) por volta das 15h30 (horário de Brasília).
Em nota, a Funasa informou que os sobreviventes foram levados para o aeroporto de Cruzeiro do Sul (AC), onde receberão os primeiros atendimentos por profissionais de saúde da Aeronáutica. Se necessário, poderão ser encaminhados a hospitais da região.
A Aeronáutica informou que o avião pousou no rio Ituí, afluente do rio Javari, entre duas aldeias. Inicialmente, o avião foi localizado por índios da tribo dos Matis, que acionaram a Funai (Fundação Nacional do Índio). Em seguida, aeronaves da FAB que participavam das buscas seguiram para o local e identificaram o C-98.
Estavam na aeronave quatro militares e sete funcionários da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que viajavam para Tabatinga como parte da Operação Gota, que tem como objetivo vacinar as "populações residentes em áreas rurais e indígenas de difícil acesso".
Buscas
Segundo o Comando da Aeronáutica, o avião --que pertence ao 7º ETA (Esquadrão de Transporte Aéreo), sediado em Manaus (AM)-- saiu ontem de Cruzeiro do Sul e deveria pousar em Tabatinga às 10h15, horário local (ou 12h15, horário de Brasília).
O Salvaero (Serviço de Salvamento Aéreo) recebeu o ELT (sinal de emergência) emitido pela aeronave 58 minutos após a decolagem. "Com base nas informações do ELT e dos últimos contatos por radar e rádio com o controle de tráfego aéreo, foi possível estabelecer uma área para início das buscas", informou a FAB ontem, em nota.
As buscas pela aeronave contaram com sete aeronaves da FAB e uma do Exército. Entre as aeronaves utilizadas estão dois helicópteros H-60L BlackHawk, um helicóptero HM-3 Super Cougar, um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99.

Nenhum comentário:

Postar um comentário