domingo, 11 de outubro de 2009

O mesmo governo que se vangloria de se credor do FMI dá calote no contribuinte e nos municípios brasileiros


O mesmo governo que se vangloria de ser credor do Fundo Monetário Internacional e ter vencido a crise financeira mundial promoveu o calote aos cidadãos e aos municípios brasileiros. Que o Planalto tapou o rombo da queda de arrecadação decorrente das turbulências externas com medidas como a diminuição dos repassasses do Fundo de Participação dos Municípios, já era público. A surpresa agora foi a revelação de que o contribuinte também pagava a conta com o atraso clandestino das restituições do Imposto de Renda.
Entretanto, esses fatos acima são apenas a ponta do iceberg de um governo tão contraditório. Vejamos mais alguns exemplos: no mesmo momento que diz ser o melhor de todos os tempos na área social, o Planalto está vendo um país praticamente estagnado no Índice de Desenvolvimento Social (IDH). Na verdade, estamos sendo ultrapassados por outras nações já que a gestão anterior havia deixado o Brasil na 72ª posição no IDH e agora estamos na 75ª. Pelo marketing governamental, parecíamos estar entre os dez primeiros.
Na área de infra-estrutura, o governo que se vangloria do PAC, na verdade está diminuindo os investimentos públicos. De acordo com os números do Tesouro Nacional, na época de FHC aplicou-se na infra-estrutura do país, anualmente, R$ 20,3 bilhões. Na atual administração, esse número caiu para R$ 18,4 bilhões. O resultado perverso de tais índices é a existência de menos estradas, menos hospitais e menos escolas.
Por fim, na área externa, o mesmo governo que se autoproclama líder, não tem conseguido emplacar praticamente nenhum cargo em organismos internacionais de relevância. Em suma, prefere aplausos que efetividade. Ganhos expressivos na nossa participação do nos índices de comércio exterior, por exemplo, não houve. Palmas por palmas, no final de seu governo, o presidente Fernando Henrique Cardoso foi longamente ovacionado em visita à Assembleia Nacional Francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário