quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Polícia vai pedir prisão de envolvidos em destruição de fazenda em SP

da Folha Online
O delegado de Borebi (SP), Jader Biazon, disse hoje que está colhendo provas para pedir a prisão preventiva dos responsáveis pela destruição e atos de vandalismo realizados na fazenda Santo Henrique, localizada na divisa dos municípios de Iaras e Lençóis Paulista, em São Paulo. A fazenda pertence à empresa de sucos de laranja Cutrale.
"Foi um ato de vandalismo sem precedentes. O que eles não conseguiram furtar, danificaram. Fora a sujeira", disse Biazon por telefone para a Folha Online.
Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram o local no último dia 28 e deixaram a área na manhã de ontem.
Para investigar o caso, a Polícia Civil abriu um inquérito. Biazon disse que os responsáveis vão ser indiciados por formação de quadrilha, esbulho possessório, furto e dano.
Segundo ele, seis pessoas já foram identificadas --mas os nomes não foram divulgados para não prejudicar as investigações. A estimativa é que 60 famílias --totalizando 250 pessoas-- participaram da invasão.
O delegado afirmou que, além de destruir 12 mil pés de laranja da fazenda, os trabalhadores rurais furtaram peças de tratores, adubos, produtos agrícolas, objetos de funcionários que trabalham na área e ainda jogado areia nos motores dos tratores, entre outras coisas.
Pelos seus cálculos, os prejuízos na fazenda podem chegar a R$ 3 milhões. "Não sou advogado da empresa, nem conheço a empresa. Mas o que foi feito lá é um atentado à sociedade."
Outro lado
Diretor estadual do MST, Paulo Albuquerque disse que os tratores da empresa estavam funcionando quando o movimento deixou o local e que não houve dano ao patrimônio, com exceção de pichações.
Albuquerque disse ainda que os integrantes do movimento não furtaram objetos da Cutrale nem dos funcionários que moram na fazenda.
Para ele, as acusações são uma tentativa não só de criminalizar o movimento, mas também de penalizar as lideranças do MST.
Fonte:http://www.folha.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário