sábado, 17 de abril de 2010

Datafolha aumenta preocupação de Lula com Ciro

KENNEDY ALENCAR
Colunista

pesquisa Datafolha divulgada hoje, 17 de abril, aumentou a preocupação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o isolamento de Ciro Gomes (PSB) na disputa pelo Palácio do Planalto. É uma preocupação mais política do que eleitoral.

Vamos explicar.

O Datafolha trouxe Ciro numericamente atrás da pré-candidata do PV, a senadora Marina Silva (AC). Ela marcou 10%. Ele, 9%. É uma situação de empate técnico, mas é a primeira vez que acontece. Há mais do que o impacto psicológico.

De meados de dezembro para cá, Ciro desceu dos 13 pontos percentuais para 9 pontos. Marina foi de 8% para 10%. A trajetória do deputado federal do PSB, portanto, é de queda paulatina.
Isso deve alimentar a hesitação do PSB em manter Ciro na disputa presidencial. O partido dá sinais de que prefere se aliar à pré-candidata do PT, Dilma Rousseff. Mais: Lula continua achando que, para Dilma, é melhor que Ciro não concorra.


Hoje, no Datafolha, a saída de Ciro levaria o pré-candidato do PSDB, José Serra, a aumentar sua diferença sobre Dilma. Mas o presidente da República acha que é uma distância que pode ser tirada ao longo da disputa. Logo, ele não teme o impacto eleitoral da saída de Ciro. Pelo contrário.
Lula teme o impacto político. Ciro é um aliado fiel do governo petista. Ajudou a segurar as pontas no escândalo do mensalão. Participava do gabinete de crise, seleto grupo de ministros para administrar a crise. Fez, viu e ouviu muito. Um Ciro magoado é tudo o que Lula não deseja neste momento.

Lula faz agora uma avaliação política dos prós e contras de tirar Ciro do jogo.
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/brasiliaonline/ult2307u722301.shtml
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário