quarta-feira, 14 de abril de 2010

Promotor afirma que Presídio de Caicó, está abandonado pela Sejuc

O promotor de Caicó, Geraldo Rufino de Araújo, se mostrou preocupado com a situação estrutural da Penitenciária Estadual do Seridó, que não passa por uma reforma desde sua inauguração há dez anos.

A recente tentativa de fuga registrada no presídio, aonde detentos escavaram um túnel que mediu mais de 10 metros de extensão mostrou o quanto é vulnerável a estrutura do local, principalmente porque não tem manutenção constante. “Ali é um lugar aonde estão mais de 300 pessoas trancadas cumprindo algum tipo de delito e que precisam ter um mínimo que seja de dignidade”, reclama.

O representante ministerial disse que esta semana tomou conhecimento que houve um problema elétrico onde as lâmpadas queimaram e a direção do Presídio não teve recursos financeiros para repor, tendo que pedir ajuda a Prefeitura de Caicó. “Essas são questões que não podem ficar para amanhã, ou depois, ficando o presídio às escuras, e o que pode vir a acontecer? Mas, o problema foi parcialmente resolvido, não porque o Estado ajudou, pois se tivéssemos que esperar pela ajuda da SEJUC, pela ajuda da Coordenação Penitenciária, a unidade iria ficar a noite às escuras, e não ficou porque a Prefeitura ajudou, embora não seja sua obrigação”, lamenta.

Outra reclamação feita pelo promotor foi quanto a falta de uma equipe de saúde para atender os presos que precisem de atendimento. Atualmente esse trabalho é feito por uma equipe do Programa de Saúde da Família do Bairro Salvino Santos, aonde está localizado o presídio, e isso, de acordo com a opinião de Geraldo Rufino, sobrecarrega os profissionais.

“Na verdade o presídio deveria ter a sua própria equipe pronta para atender os casos de doença dos presos, mas isso não existe. Toda vez que um preso adoece fica o Major Moreira, a vice-diretora Veruska Saraiva, pedindo favor a um e a outro”, disse, e emendou, “Eu acho que o Governo do Estado tem que responder as uma simples pergunta: ele se considera apto a manter o presídio ou não? Se acha que não, é preciso que venha alguém que possa”.

As declarações do promotor foram mais contundentes quando afirma que o presídio de Caicó, está abandonado. “Esta é uma situação de verdadeiro crime de abandono”, finaliza.
Fonte:http://www.sidneysilva.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário