sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Números apontam as (boas) companhias para 2010

Do Jornal de Fato citando O Valor Econômico
Os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB) têm bom desempenho em pesquisas que os coloca com boas chances de reeleição. Essa possibilidade aumenta quando os dois são citados como integrantes da chapa que terá a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) como candidata ao Governo do Estado.
Foi o que afirmou o jornal Valor Econômico, em matéria assinada pela jornalista Rachel Uchoa e publicada na quinta-feira passada. A afirmação repercute pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais e Políticas (IPESP), encomendada pelos Democratas, cujo resultado apontou como positiva a formação de chapa envolvendo os três senadores.
A pesquisa IPESP aponta a senadora Rosalba Ciarlini como liderança referencial às eleições de 2010 e capaz de alinhar os votos para o Senado que beneficiam os senadores José Agripino e Garibaldi Filho.
Em simulação relacionada à composição de chapas envolvendo governistas e oposição, a chapa com Rosalba, Agripino e Garibaldi foi aceita por 65% dos entrevistados, contra 16% da que teria o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB) para o Governo, a governadora Wilma de Faria (PSB) para o senado e outro nome complementando a chapa.
Em outro quadro, no qual a chapa de Rosalba teria José Agripino e outro candidato, o resultado foi praticamente o mesmo: 64% dos entrevistados afirmaram que votariam em Rosalba para o Governo e Agripino para o Senado. Já com a composição governista com Iberê, Wilma e Garibaldi Filho teria 18% de aceitação.
O Ibope, em pesquisa recente, reafirmou os números do IPESP e confirmou a liderança da senadora Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado. A sondagem feita pelo Ibope foi encomendada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). Rosalba apareceu com 40%. Com relação ao Senado, os números mostraram os senadores José Agripino e Garibaldi Filho empatados com 12% na espontânea. Rosalba Ciarlini, mesmo fora da disputa para o Senado, ficou com 8%. A governadora Wilma de Faria vem em quarto lugar, com 5%.
TL COMENTA: As pesquisas já foram divulgadas e fartamente repercutidas pela midia potiguar. O enfoque dado pelo Valor Econômico talvez seja o novo da história. Ou seja, a força de uma candidatura ao Governo do RN como fator detrminante aos senadoráveis. No caso, um balde de água fria para quem defende que o DEM sairá enfraquecido em 2010, caso tenha as candidatura de Rosalba e Agripino na chapa majoritária. A fotografia do momento, pelo menos, aponta o oposto. Daí também a insistente - e quase teimosa- simpatia de Gari por Rosalba. É a tal política do umbigo que a blogueira tanto fala.
Fonte:http://tribunadonorte.com.br/territoriolivre/post.php?id=41411

Nenhum comentário:

Postar um comentário