domingo, 11 de abril de 2010

Cuidado com quem cuida dos seus filhos


A influência das babás no dia a dia da família moderna pode trazer grandes choques entre a maneira de agir e pensar dos pais com os hábitos da cuidadora, geralmente de nível intelectual diferente do casal. E o que é mais grave: as crianças acabam copiando o que está mais perto. O que é constante passa a ser o espelho. Isso inclui gosto musical, preferência por programas televisivos e mesmo gírias. O problema pode aumentar na faixa etária de até 7 anos, fase de descobertas e formação de personalidade.

Um estudo realizado pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire - PE) mostra que a falta de qualificação profissional e a ausência de diálogo entre as partes só agravam o problema. E que os pais devem, sim, fazer uma triagem minuciosa entre as candidatas ao cargo, limitar os tipos de música e, principalmente, os canais de TV. Na base do diálogo, claro. É preciso haver uma diferenciação entre o gosto pessoal da babá e a rotina que ela deverá seguir no ambiente do trabalho com os filhos que não são seus.

O estudo qualitativo da Fafire mostrou que os pais passam, em média, oito horas longe de casa por conta do trabalho. É tempo de sobra para que as crianças recebam informações dessa profissional que, em tese, deveria seguir as orientações dos pais. "Acredito que o caminho é o diálogo. Os casais de hoje, com filhos pequenos, são altamente dependentes da figura da cuidadora. É preciso muita atenção no comportamento das crianças e não apenas ligar o piloto automático e delegar poderes em excesso para a babá por comodismo. Os pais precisam ser responsáveis pela educação dos seus filhos", alerta a psicopedagoga Rosângela Dias Simões Nunes, autora do estudo.

Rosângela pensou em analisar essa influência a partir de uma experiência pessoal. Ficava angustiada cada vez que saía de casa para trabalhar e resolveu pesquisar o sentimento de mães que também precisavam deixar os filhos com babás. Ouviu, então, 30 profissionais da área e 30 mães de classe média do Recife e do município de Paulista (PE). De acordo com Rosângela, existem duas soluções para não haver conflito de valores e mudanças de babá de mês em mês: a mãe precisa conversar bastante com a profissional no momento da contratação e dar mais qualidade ao tempo que passa com o filho. "Para se tornar mais presente, a mãe pode dar mais telefonemas para o filho ao longo do dia, prestar atenção ao seu comportamento e acompanhar de perto a convivência na escola."

Um comentário:

  1. HOMIIIIIIII DEIXE AS LETRAS TODAS GRANDES... OI TODAS PEQUENAS ...

    ResponderExcluir