quinta-feira, 24 de setembro de 2009

As perguntas sobre a golpe contra Zelaya

Zelaya foi eleito pelo povo e não podia ser deposto, isso é certo, que fique claro. Mas como ninguém sabe o que realmente houve podemos fazer perguntas.
Por exemplo, Hugo Chávez declarou: “Zelaya atravessou rios, florestas, montanhas até milagrosamente se materializar na embaixada do Brasil com 70 pessoas”. Como é que o Chávez sabe?
Outra pergunta: Zelaya é mesmo um democrata? Mas ele queria mexer na constituição para se reeleger como fez Chávez. Ele foi apoiado também pelo Daniel Ortega da Nicarágua de onde veio o avião Venezuelano.
Outra pergunta: ele foi deposto pelo velho golpe típico dos latinos, porrada e fuzis? Não, a Suprema Corte de Honduras decidiu por sua saída, a igreja apoiou sua saída e grande parte do Congresso.
Foi um golpe novo. Um tipo de golpe branco que surgiu agora, um golpe democrático. Oposto, mas equivalente as ditaduras brancas que estão surgindo em nome da democracia como na Venezuela.
Outra dúvida: o Chávez está feliz porque ama a democracia clássica ou porque o mundo todo está defendendo o tipo de democracia que ele inventou? A democracia da eterna reeleição, sem oposição e sem mídia livre.
Chávez deve estar rindo também porque o Lula, que sempre o apoiou de corpo mole agora está no olho do furacão do Caribe. Em suma, ninguém sabe nada, mas as perguntas são bem mais interessantes que as respostas oficiais.
Fonte:http://colunas.jg.globo.com/arnaldojabor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário