quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Greve deixa 2.881 agências bancárias fechadas no país, diz confederação


A greve dos bancários deixou 2.881 agências fechadas nesta quinta-feira (24), segundo informações da Contraf, confederação nacional da categoria. Os dados são parciais, pois há sindicatos que ainda não enviaram informações, diz a entidade.

Em todo o país, são 19 mil postos de atendimento bancário, segundo o Banco Central, mas esses incluem outros tipos de estabelecimentos, como correspondentes bancários, além das agências.

De acordo com a entidade, todos os estados do país tiveram agências com participação na greve. Houve também paralisação em sedes administrativas de bancos, segundo a Contraf.

Os bancários entraram em greve após assembleias na noite desta quarta-feira (23) em todas as capitais, no Distrito Federal e na maioria das bases sindicais do interior, diz a entidade. Todos os sindicatos que fizeram assembleias na tarde desta quinta aprovaram a continuação da greve nesta sexta-feira (25) e por tempo indeterminado, segundo Carlos Cordeiro, presidente da Contraf.
Os bancários reivindicam aumento real de salário, maior participação nos lucros, valorização dos pisos salariais, garantia de emprego, mais saúde e melhores condições de trabalho, segundo a confederação. A Febraban, entidade patronal nacional, diz que os bancários não apresentaram contraproposta e que entraram em greve sem negociar.

"Os bancários deram uma resposta à provocação dos bancos. Houve adesão forte não só nos bancos públicos mas também nos privados", diz Cordeiro.
Fonte:http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário