terça-feira, 22 de setembro de 2009

Serra continua liderando simulações de voto, diz CNI/Ibope


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB) continua a liderar as intenções de voto para a Presidência da República em 2010, segundo pesquisa Ibope divulgada hoje (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Essa é a segunda vez em que a pesquisa faz uma simulação de cenários eleitorais para 2010. Apesar de Serra continuar liderando o ranking, o percentual dos entrevistados que votariam nele caiu de 38%, na apuração de junho, para 34%, no levantamento atual. No caso da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, também houve queda, de 18% para 15%, nesse mesmo intervalo de tempo.

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) teve um desempenho melhor do que na pesquisa anterior - passou de de 12% para 17% nas intenções de voto. A vereadora por Maceió Heloísa Helena (P-SOL) ficou em quatro lugar, passando de 7% para 10%. A senadora Marina Silva (PV-AC), incluída pela primeira vez na pesquisa, ficaria com 6% dos votos. Brancos e nulos chegaram a 14%, contra 13% da pesquisa anterior. O percentual de indecisos caiu de 12% para 10%.

Segundo o consultor da CNI, Amauri Teixeira, da empresa MCI Estratégia, as intenções de voto nesse momento são muito voláteis. O eleitor não tem informação, referencia sobre as candidaturas. Tem fatores que podem influenciar, como a presença na mídia, disse. O diretor de Relações Institucionais da CNI, Marco Antonio Guarita, acrescentou que ainda é cedo para perceber tendências nítidas e claras na disputa eleitoral em 2010. É importante não perder de vista que essas pesquisas de intenção de voto, no momento em que as candidaturas não estão formalizadas e que é tão distante da efetiva competição eleitoral, têm que ser analisadas com bastante cautela. A pesquisa também apresenta outros cenários. Quando o nome de Serra pelo é trocado do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, também do PSDB, o deputado Ciro Gomes lidera, com 25% das intenções, e a ministra Dilma fica em segundo lugar, com 16%. Aécio Neves ficaria com 12%, seguido por Heloísa Helena (11%) e Marina Silva (8%). Votos brancos e nulos chegariam a 16%. O percentual dos que não souberam responder é de 12%. No caso da disputa entre José Serra, Ciro Gomes, Dilma Rousseff e Marina Silva, os percentuais seriam, respectivamente, de 35%, 17%, 15% e 8%. Votos brancos e nulos seriam de 19%. Os que não souberam responder somaram 10%.No cenário entre Ciro Gomes, Dilma Rousseff, Aécio Neves e Marina Silva, os percentuais são de 28%, 18%, 13% e 11% respectivamente. Nesse cenário, votos brancos e nulos seriam 19% e os indecisos, 12%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário