quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Roupa suja se lava em... Brasília

Se o vice governador Iberê Ferreira de Souza imaginou retornar a Natal como nome de consenso da base aliada, teve que adiar seus planos.
O jantar da Governadora Wilma de Faria e o vice Iberê Ferreira de Souza com a Unidade Potiguar na noite desta terça-feira em Brasília serviu como uma grande lavanderia, declaração de mágoas e ressentimentos lado a lado.
Lavar a roupa para poder mirar no futuro, sem nódoas, rusgas ou cheiro de mofo.
A Unidade Potiguar endureceu o discurso no jantar oferecido pelo deputado Fábio Faria em seu apartamento de Brasília. Fechou questão; se o nome de Iberê fosse decidido naquele momento, a base sairia fragmentada.
Roupa de molho, então. Raciocínio recomposto e a sugestão - acatada por todos - tentar refazer o clima de amizade e consenso para chegar a um único denominador na caminhada de 2010. Os critérios?
Não serão objetivos, pesquisa ou caneta, mas o nome que agregar mais até dezembro - prazo máximo sugerido por ninguém menos do que a Governadora Wilma de Faria, a mais "apressada" no cenário atual.
O tom da conversa foi, dentro do possível, franco. Uma lavanderia, onde o deputado Robinson Faria não poupou os presentes; afirmou que se sente um intruso dentro do Governo Wilma, excluído e distante da governadora e do vice. Disse que faz política por paixão e não por interesse pessoal.
O deputado Henrique Alves parecia reger os trabalhos, com um distanciamento de quem não tem interesse - direto - no objeto a ser partilhado: a cabeça de chapa. Pontuou que o primo, senador Garibaldi Alves só migrará para a base se a candidatura for de consenso e com chances (reais) de vitória.
Dentro da Unidade Potiguar, visível o entrosamento da dupla João Maia e Robinson Faria. A governadora chegou a perguntar a Maia se ele toparia ser vice da governadorável Rosalba Ciarlini. O deputado do PR negou de pronto.
O projeto do deputado João Maia ficou claro: reeleição. A relatoria do pré-sal - "presenteada" pelo neo aliado Henrique Alves - fez toda a diferença na decisão. Menos um.
Outro ponto decidido foi uma conversa com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves. Para vice? Não, ainda não. Eles ainda precisam decidir o cabeça da chapa para depois pensar em vice. Mas não deixa de ser uma alternativa.
Recomposto da frustração, o futuro governador Iberê chegou a indagar: "O que vocês têm contra mim?"
O deputado Robinson Faria elencou alguns fatos desagradáveis no passado recente, como por exemplo, a entrevista do deputado Gustavo Carvalho, segundo ele, expulsando seu grupo do Governo de Todos.
Haja sabão. Amaciante, ainda não. Iberê, claro, negou qualquer influência nas palavras de Carvalho.
O nome do deputado Henrique Alves ainda foi ventilado como uma terceira via dentro da base unida. Sem sucesso. HA só tem olhos para a presidência da Câmara. Detalhe; os deputados João Maia e Robinson Faria abririam para Alves.
Enquanto isso, na TV o jogo do Vasco da Gama. Gol!!! Nada de grito, televisor no mute (sem som). Cabeças passadas.
Hora de ir embora, o varal ficou repleto. Todos juntos no elevador. Base aliada e unida, pelo menos naquele momento.
Fonte:http://tribunadonorte.com.br/territoriolivre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário