quarta-feira, 31 de março de 2010

As pulseiras da discórdia


Na mitologia grega, a deusa Éris, da discórdia, quando resolveu fazer uma sambalelê no Monte Olímpo, jogou uma bela maça dourada no meio do jantar dos deuses. Na maçã estava escrito: "À mais bela das deusas." Resultado: disputa entre Afrodite, do amor,Palas Athenas, da ciência e Hera, do lar e do casamento. O movimento foi acabar na Guerra de Tróia etc.

Se acreditasse em tais divindades, diria que nossa querida Éris resolveu aprontar outra: as tais "pulseiras do sexo". São pulseiras de silicone em cores variadas que os adolescentes usam e cada uma dessas cores significa uma ato de "carinho" diferente que será prestado pelo(a) dono(a) da pulseira em quem conseguir romper o adereço.

Vejam as cores:

» Amarela – Significa dar um abraço;
» Laranja – Significa uma “Dentadinha do amor”;
» Roxa – Significa beijo de língua - talvez sexo;
» Rosa– A menina tem de lhe mostrar o peito;
» Vermelha – Tem de lhe fazer uma lap dance;
» Azul – Fazer sexo oral praticado pela menina;
» Verde – São as dos chupões no pescoço;
» Branca - A menina escolhe o que lhe apetecer
» Preta – Significa fazer sexo com quem arrebentar a pulseira;
» Dourada – Fazer todos citados acima.

Isso tem dado um movimento e uma dor de cabeça enorme.De uma lado estão os adolescentes que acham isso uma besteira, um exagero por parte de alguns pais, educadores e meios de comunicação. Do outro estes mesmos pais, educadores e meios de comunicação que acham a pulseira coisa muito séria e mais um subterfúgio para a promiscuidade.

Para botar mais lenha na fogueira, saiu uma reportagem no site da Globo, mostrando o caso de uma adolescente que foi atacada por três jovens que haviam rompido sua pulseira. Detalhe: a moça não conhecia nenhum dos meninos. O chamariz foi a pulseira.

Quem é que está com a razão nisto tudo?

Eu gosto sempre do meio termo. Não acho que todo adolescente que usar uma pulseira dessas no braço vai querer fazer sexo, ou mesmo dar um abraço. A coisa não funciona bem assim. Existem outras coisas que conduzem ao sexo e a internet, por exemplo, leva mais a isso do que as tais pulseiras. Enquanto escrevo estas singelas linhas, milhares de adolescentes e crianças(!) estão acessando sites pornográficos e aprendendo as mais novas tendências na área do Kama Sutra. Some-se a isto, a TV, a falta de comunicação pais-filhos e a influência dos pedófilos da vida. Ou seja, influência não falta, as pulseiras são só mais uma nesta leva de coisas que não prestam.

Por outro lado. É exatamente isso: mais uma forma de levar a banalização do sexo e da promiscuidade. E como as demais formas, tem que ser combatidas. O fato de existirem outros meios de banalizar o sexo, não serve de desculpa para que as pulseiras não sejam proibidas. Temos que combater todas. Da simples insinuação de sexo da novela das oito até a falta de controle dos MSN's. As pulseirinhas inofensivas e bonitinhas serviram de pretexto para um estupro. Não acham isso relevante? Acredito realmente que os amigos da vítima agem igualmente a uma boa parte dos adolescentes. Usam por que acham bonitas e que se estiverem com vontade de fazer sexo, usarão a pulseira como um meio mais discreto de mostrar essa vontade. Mas é o que venha explicando, ou tentando explicar, há algum tempo. Nem todas as cabeças funcionam do mesmo jeito. Adolescentes são pessoas muito suscetíveis a brincadeiras de comum acordo geral (Criei um novo termo). Sabe aquelas brincadeirinhas do "Estátua"? Falou estátua o cara fica parado até que se diga que pode sair. Eu já brinquei disso. Tinha uma de linha reta. O cara falava "linha reta" a alguém que não pedia licença quando chegava e se não entrasse alguém na frente para fazer um "obstáculo", o cara atravessava a rua toda até achar uma parede ou algo semelhante (ele não ficaria na frente um carro em movimento, por exemplo). Isso tudo acordado com todo mundo. Ninguém poderia desistir, assim, sem mais nem menos. E existiam outras mais violentas. Brasil (soco nas costas em quem não dissesse "Brasil!" ao sentar; Matématica (soco nas costas de quem dissesse um número e não gritasse "Matemática!") e por aí vai.

Onde é que eu quero chegar com tudo isto?

Quem me garante, que não tem adolescente por aí a fora usando essas brincadeirinhas de pulseira para marcar e desmarcar encontros e um "sexozinho bacana" na frente dos pais. Tem muito papai bom que não está nem aí ou nem faz idéia da existência desses adereços. É isso que preocupa tanta gente e causa muita discórdia.

Aí fica nessa coisa. A garotada diz que não faz, os pais não sabem se acreditam e está feito o ximbolé.

Minha opinião: proíbam. E quando digo proíbam, não estou falando dos Promotores. Juízes, Prefeitos, Conselhos Tutelares, Delegados ou do Presidente da República. Não. Estou falando dos Excelentíssimos Senhores Pais. Eles mesmos.Os pais são os detentores do chamado Poder Familiar, que é o poder e o dever de cuidar do seu filho sem que seu ninguém se meta, desde que nenhum exagero seja cometido. E neste poder, inclui-se o direito de dizer o que o filho vai usar ou não.

Lembro-me da história de uma amigo que chegou para o pai e disse: "Pai vou fazer uma tatuagem no ombro e outra no braço". Ao que o pai respondeu: "Vai morar onde?" E até hoje o meu amigo vive feliz e sem tatuagens. É a mesma coisa. Não espere que outro tome a atitude por você. Crie seu filho(a). A lei lhe resguarda isto. Claro que antes tem que haver uma conversa e uma explicação. Meus pais nunca me proibiram de nada antes de me comunicar o porquê.

Segundo o artigo 98, III da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), a criança e o adolescente podem estar em situação de risco dos direitos pela própria conduta. Não foi o caso da jovem reportada pela Globo? Acho que sim.Os adolescentes irão dizer (ou já dizem) que é um abuso não poder usar o que gosta. Mas eles são seres em desenvolvimento e a maioria ainda, nem parcialmente, é legalmente capaz de pleitear seus direitos. Ou nas palavras de minha querida avó Josefina: "Nem se governa." Querem direitos? Antes queiram deveres, que é o que garante o direito do legalmente capaz.

Em suma, existem outras modas legais que podem ser aproveitadas pela moda. Sério mesmo. Fiquem atentos e vão ver. Porque estas tais pulseiras, sinceramente, só estão servindo para a discórdia. Quando vir um pai dizendo que é errado suspeite. Mas não vá contra os conselhos de um monte de pais. Quase sempre eles estão corretos.
Fonte:http://www.sociedadeativa.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário