domingo, 21 de março de 2010

Refrigerante ataca o fígado


Um estudo divulgado esta semana pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, mostra que os refrigerantes podem ser tão ruins para o fígado quanto as bebidas alcoolicas.

O vilão é o xarope de frutose de milho, presente em quase todas as bebidas açucaradas, e que consumido em excesso pode causar danos ou fibroses no órgão.

O consumo regular de refrigerantes também pode aumentar a gordura no fígado, problema comum em pessoas que abusam dos drinques com frequência.

O estudo, coordenado pelo professor Manal Abdelmalek, professor de gastroenterologia e hepatologia da universidade, avaliou 427 adultos com esteatose hepática não alcoólica.

O resultado mostrou que quem bebia mais refrigerantes no dia a dia tinha mais cicatrizes e fibroses no fígado.
A esteatose hepática não alcoólica atinge cerca de 30% dos adultos no Ocidente.

O quadro é caracterizado pelo acúmulo de células gordurosas no fígado, que podem causar inflamação e fibroses.

O dano é similar ao causado pelo consumo pesado de alcool.

- Infelizmente, ainda não há um tratamento definido para quem tem este tipo de gordura no fígado. O que podemos fazer é descobrir o que causa o problema e sugerir mudanças de hábitos.

Baixar o consumo de refrigerantes é uma importante medida para proteger o fígado – afirma Abdelmalek.

O consumo de xarope de frutose está associado ao aumento da obesidade em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos.

A substância passou a ser usada na indústria alimentícia na década de 1970, quando descobriram que ela poderia ser uma alternativa mais barata ao açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário