domingo, 28 de março de 2010

Comentário: Quadro eleitoral fica ainda mais confuso


Confesso que nunca tinha visto um processo eleitoral aqui no RN está definido a essa altura do ano, faltando ainda mais de três meses para as convenções partidárias. Mas, também, nunca vi, por esse mesmo instante, um processo tão confuso, tão indefinido, tão incerto.

Na realidade, neste momento, com certeza mesmo, ninguém, nenhum partido, está sabendo pra onde vai.

O PMDB sabe? Não sabe. Garibaldi quer levar o partido pra um lado (o lado de Rosalba); Henrique quer levar para o outro – o lado de Iberê.

O PSB sabe? Não sabe. O vice-governador Iberê afirma, com firmeza, que, se mantém candidato; que não abre, que tem disposição pra enfrentar a campanha. Contudo, não esconde: Na hora do pega pra capar, a prioridade vai ser a sua saúde. Isto é: a defesa da vida.

O PT, pelo seu comando, se dispõe a marchar com Iberê, mas também não pode ter certeza de nada, enquanto nas bases vozes começam a se manifestar levantando a bandeira nova de Carlos Eduardo.

O PR não é diferente. Por seu presidente, João Maia, já esteve muito mais seguro, apesar das defecções, previamente anunciadas, de Vivaldo, Ronaldo e Zé Lins. Hoje, além das defecções, a dúvida salta na cara.

Olha-se pra todos os lados e não se vê ninguém sabendo, com certeza, pra onde vai.

Tiro o chapéu para a prefeita Micarla de Sousa. Apesar de provocada, ficou na dela – olhando a água passar. E, certamente, vai continuar até que vislumbre no horizonte a última gota.

Poder-se-ia dizer que Wilma, Zé Agripino, Rosalba, Carlos Eduardo estão com seus caminhos definidos.

Mas, não estão. Eles podem até ter os seus caminhos – digamos – “delineados”; não definidos.

Até as convenções, tudo será incerto, inclusive as próprias definições já anunciadas. O que tem de certo é que, a partir de quarta-feira, dia 31, o processo, a nível de governo, terá um novo coordenador – Iberê Ferreira de Souza.

O que pode acontecer? Só Deus sabe.

*Comentário do jornalista Paulo Tarcísio Cavalcanti, publicado na sua coluna, no jornal

Metropolitano, edição deste final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário