sexta-feira, 5 de março de 2010

Governo vai vacinar 704 mil profissionais da saúde no Estado de São Paulo

Na primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe A H1N1, que começa na segunda-feira (8), 704 mil profissionais de saúde que trabalham diretamente em 6,4 mil serviços de saúde no Estado de São Paulo, serão imunizados pela Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com a secretaria, cerca de 20 milhões de pessoas deverão ser vacinadas em todo o Estado.

A primeira fase da vacinação vai até o dia 19 de março e também irá imunizar a população indígena. Os profissionais da saúde que serão vacinados trabalham em serviços de saúde de resposta à pandemia, públicos e privados, como hospitais, pronto-socorros, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ambulatórios e unidades de Saúde da Família, entre outros.
A vacinação dos funcionários será no próprio local de trabalho. Já a imunização da população indígena será feita diretamente nas aldeias, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde). A Secretaria encaminha as doses aos municípios, que ficam encarregados de distribuir as doses.
De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, quem deve receber a dose são os médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, funcionários de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam em investigação epidemiológica.
"Os profissionais de saúde serão os primeiros a ser protegidos, pois trabalham diretamente com pessoas doentes. Assim, é preciso evitar que eles sejam contaminados e, tão importante quanto, evitar que possam transmitir o vírus. Também vamos proteger, já nessa primeira etapa, a população indígena", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, por meio de nota.
A segunda fase da vacinação contra a nova gripe, que começa em 22 de março e vai até 2 de abril, incluirá gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos de idade e os portadores de doenças crônicas, como obesidade de grau três, asmáticos graves, diabetes, pessoas imunodeprimidas, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros. As mulheres que engravidarem após 2 de abril poderão receber a vacina até o final da campanha, em 21 de maio.
Na terceira etapa da campanha, que ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a população de 20 a 29 anos de idade. E de 24 de abril a 7 de maio receberão a vacina contra a gripe A H1N1 os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum.
No período de 10 a 21 de maio, quem receberá a imunização serão os adultos de 30 a 39 anos.
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u702751.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário